Conheça o "Projeto Tocar" - Juruá/AM




No ano de 2007 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima situada na cidade de Juruá, iniciou-se com Frei Janusz Marian Daneck, OFMConv., a ideia de ensinar música para os coroinhas do referido ano. Com a amplitude de seus dons e rico olhar sobre os adolescentes que no ano supracitado estavam a serviço do altar, Frei Janusz pensou também que os mesmos poderiam com certeza estar a serviço da música, à serviço do louvor ao Majestoso Deus, passou então a dar aulas, essas eram de: violão, flauta e teclado. Ele ministrava as aulas na sua residência (a casa paroquial), criando uma mini escola de música, foi aí que Deus lançou as suas bênçãos e planejou um futuro muito além do que o Frei Janusz imaginava.
Em 2011 Frei Marcos Pereira da Silva, OFMConv. chegou em missão a Juruá, ao ver o pároco Frei Janusz com árduo interesse em ensinar música e a paixão pelo que fazia percebeu a necessidade de algo maior. Ele então resolveu pedir autorização ao Frei Janusz, para “criar um projeto”, no qual, o intuito seria ensinar outras crianças, adolescentes e jovens a tocar algum instrumento. Tendo essa permissão, Frei Marcos recorreu aos seus amigos em busca de doações para adquirir instrumentos. Com a ajuda arrecadada, investiu na compra de 13 violões, 30 flautas doces, 01 teclado, 10 estantes e alguns instrumentos de percussão.
No dia 18 de fevereiro de 2014, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Juruá/AM, ocorreu abertura do “PROJETO TOCAR” com a apresentação dos primeiros jovens que foram educandos de Frei Janusz.
Frei Janusz dava aulas de teoria e/ou instrumentos, com mais de 100 (cem) alunos matriculados reunindo três turnos. Com o tempo percebeu-se a desenvoltura de alguns alunos e a carência de outros em relação ao aprendizado, foi a partir daí que houve a necessidade de acrescentar outros instrumentos para o ensino, para que suprisse a carência nas devidas aulas, acresceu-se nas aulas, mais instrumentos como: Teclado, Sax, Trompete, Violino, Clarinete, Cajon, Escaleta, Bateria e Flauta Transversal.
Em 2015, com a nomeação de Frei Janusz para o bispado na Diocese de Mato Grosso do Sul, Frei Marcos convidou Hamilton Cavalcante Damasceno para assumir a coordenação do Projeto e convidou outros para assumir junto a ele, estes foram: Daniel da Silva e Arilson Cavalcante Damasceno, os quais foram os primeiros instrutores no Projeto Tocar, sendo eles discentes de Frei Janusz, pouco tempo depois alguns alunos já podiam dar aulas, foi então que foram nomeados como novos instrutores: Leilimara Rocha Damasceno (Instrutora de flauta doce), Francisco Paulo Silva dos Santos (Instrutor de violão), Rahjan Lima de Oliveira (Instrutor de Bateria), Antonio Clovis Freitas da Rocha Filho (Instrutor de violão), Lucas dos Reis da Costa (Instrutor de teclado) e Francilvan Lima dos Santos (Instrutor de flauta doce e transversal).
Com a graça de Deus, esforço e dedicação desses jovens, já ocorreram várias apresentações levando o nome do projeto e alguns dos membros conseguiram vaga na Orquestra Municipal.
O Projeto Tocar a cada dia busca novos horizontes, construindo métodos para melhoria e principalmente priorizando a transformação de vidas. Atualmente dentro do Projeto se difundiu a Mini Orquestra Dom Frei Agostinho formada por 17 (dezessete) membros, sob regência de Hamilton (o qual é coordenador) com apoio e acompanhamento do Maestro Severino da Polícia Civil de Manaus, que presta serviço em nosso município de Juruá. O Projeto Tocar, é uma criança dando os seus primeiros passos, mas com firmeza e sabendo aonde quer chegar. Pois, inúmeras são as dificuldades que enfrenta-se quando há o desejo de alcançar objetivos é uma verdadeira batalha aqui na terra, porém como criança, sonha-se que a cada momento ele cresça com ajuda de "muitos".
Em 2016 a Mini Orquestra Dom Frei Agostinho lançou o seu primeiro CD, composto por 13 músicas.

O CD está à venda nos seguintes locais:

Santuário São Francisco de Assis - Brasília/DF
Santuário Jardim da Imaculada
Santuário Nossa Senhora das Candeias - Candeias/BA
Paróquia Santo Antônio - Tefé/AM
Paróquia Santo Antônio - Cidade Ocidental/GO
Paróquia São Francisco - Valparaíso/GO
Paróquia São Marcos e São Lucas - Ceilândia/DF
Paróquia Nossa Senhora das Mercês - Manaus
Em Escada/PE
Nas lojas Fofinha Modas e Baby Center - Juruá/AM
  
Maiores informações  - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Juruá - AM
(97) 3427-1004  -  (97) 98114-8052

Relacionados aos seus interesses

0 comentários